Sprite

A classe principal para personagens jogáveis, podendo ser animado ou não.


Funções da Classe

Sprite(image_file, frames=1)
Cria um Sprite utilizando a imagem image_file. Caso ele seja animado, a variável frames deve ser modificada para definir o número de frames da animação.

move_key_x(speed)
Move o Sprite com determinada speed no eixo X quando a tecla LEFT ou RIGHT for pressionada.

move_key_y(speed)
Move o Sprite com determinada speed no eixo Y quando a tecla UP ou DOWN for pressionada.

move_x(speed)
Move o Sprite com determinada speed no eixo X, independentemente do input do jogador.

move_y(speed)
Move o Sprite com determinada speed no eixo Y, independentemente do input do jogador.

Funções Importadas de Animation

collided(game_object)// Originalmente de GameObject
Retorna um boolean que indica se esse objeto colidiu com o game_object.

collided_perfect(gameimage1, gameimage2):// Originalmente de Collision
Retorna um boolean indicando se pontos não transparentes de dois GameImage colidiram.

Observação: para entender melhor a diferença de collided e collided_perfect, visite a documentação dCollision.

set_position(x, y)// Originalmente de GameImage
Define a posição do Sprite.

set_sequence(initial_frame, final_frame, loop=True)
Define o frame inicial e o frame final da sequência de frames da animação, utilizando initial_frame e final_frame, respectivamente. Define também pelo booleanloop se a animação do Sprite deve ficar repetindo infinitamente.

set_sequence_time(initial_frame, final_frame, total_duration, loop=True)
Define o frame inicial e o frame final da sequência de frames do Sprite, utilizando initial_frame e final_frame, respectivamente. Define em total_duration o tempo que a animação do Sprite deve demorar para efetuar um loop completo (valor em milissegundos). Define também pelo booleanloop se o loop deve ficar repetindo infinitamente.

set_total_duration(time_ms)
Define o tempo (em milissegundos) que a animação do Sprite demora para efetuar um loop completo.

update()
Realiza o controle de animação do Sprite. Deve ser chamada a cada game loop.

draw()
Desenha o atual frame da animação do Sprite o na janela.

stop()
Para a execução e coloca o frame inicial como atual.

play()
Inicia a animação.

pause()
Pausa a animação no frame atual.

is_playing()
Retorna um boolean que diz se a animação do Sprite está sendo executado.

is_looping()
Retorna um boolean que diz se a animação do Sprite está em loop.

set_loop(loop)
Define por um boolean se a animação do Sprite deve ser executada em loop.

hide()
Não permite que o Sprite apareça na tela.

unhide()
Torna o Sprite desenhável novamente.

get_total_duration()
Retorna a duração total do Sprite como int em milissegundos.

set_initial_frame(frame)
Define o número do frame que passará a ser considerado o inicial.

get_initial_frame()
Retorna um int com o número do frame inicial.

set_final_frame(frame)
Define o número do frame que passará a ser considerado o final.

get_final_frame()
Retorna um int com o número do frame final.

set_curr_frame(frame)
Define o número do frame que passará a ser o atual.

get_curr_frame()
Retorna um int com o número do frame atual.