Redes? que é?

 

As redes podem ser locais: LANs (Local Area Networks) ou não: WANs (Wide Area Nerworks). As WANs podem ser de classe A, B ou C. A rede mundial da IBM é um exemplo de rede de classe A., já a rede que conecta os diversos campus da UFF é uma rede de classe C.

 

Redes podem ter basicamente dois tipo de relações de vizinhança (topologia) entre os seus integrantes: todos estão ligados a todos (como na figura da esquerda abaixo); ou em um a ligação na forma de anel (como na figura da direita abaixo), que conecta cada elemento aos outros através de seu sucessor ou de seu antecessor. A primeira é chamada Ethernet e a segunda Token-Ring.

 

Rede Ethernet - - - - - - - - - - - - - - - - - - Rede Token-Ring

 

Para que os integrantes de uma rede possam se "comunicar" ou "conversar" é importante que haja uma ligação física entre eles e que eles falem uma "linguagem" comum. (como na comunicação entre pessoas, quando é necessário que haja um telefone, walk-talk, radio, ou outra forma que leve os sons de uma pessoa para a outra) e é importante também que ambas falem a mesma língua: português, inglês, espanhol, etc). Nas redes a parte física da comunicação é feita por cabos, rádio ou satélite. O chamado protocolo de comunicação faz o papel correspondente a língua.

 

Uma rede de computadores envolve troca de informação entre várias entidades (usuários, hospedeiros, nós de comutação, etc). Para que esta troca de informações seja de forma ordeira, um conjunto de regras é nescessário. Este conjunto de regras é chamado de protocolo. Os protocolos regulamentam aspectos relacionadoas a troca de informação. Enquanto os padrões de gerenciamento de protocolos estavam sendo desenvolvidos o uso do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) cresceu rapidamente e é hoje um dos protocolos mais usados nos diversos sistemas.

 

Os cabos podem ser de 3 tipos: fibra ótica (os mais caros), par trançado e coaxial. O tipo de cabo usado determina, entre outras coisas, a possibilidade de ligação ponto a ponto ou multiponto, as distâncias envolvidas, o custo, a confiabilidade, e a faixa passante de informação. Em ligações usuais, em pequenas distâncias, os dois últimos tipos são a solução mais econômica. A escolha de um ou outro tipo recai em características especificas da ligação como número de computadores da rede e distância.

O cabo de vibra ótica é constituído por um feixe de fios de fibra de vidro finíssimos. A transmissão é feita por sinal de luz codificadora freqüência do infravermelho (1014

a 1015 ). É imune a interferência eletromagnética e ruídos. O cabo coaxial é formado por 2 condutores, um circundando o outro, separados por um dielétrico A velocidade de transmissão dos coaxiais é pouco menor que a dos par-trançados, mas há menor perda de sinal com a distância.

 

Um par trançado é constituído por 2 fios enrolados em espiral, com o objetivo de reduzir o ruído e manter as propriedades elétricas ao longo do comprimento. Suas taxas de transmissão podem chegar a alguns megabits por segundo. Quando a distância entre os membros da rede for maior que 3 metros, o uso de par trançado requer o emprego de hubs, para amplificar o sinal. Os pares trançados podem apresentar dois tipos de ligação nas conecções, que são chamadas paralelas e cruzadas. As cruzadas são para ligações do tipo micro-a-micro, e as paralelas para ligações micro-hub.

 

Aprenda fazendo = uma redeceita: UMA LIGAÇÃO DE DOIS MICROS EM SALAS DISTINTAS (MAIS DE 8 METROS) PARA TRANSFERÊNCIA E IMPRESSÃO DE ARQUIVOS E UTILIZAÇÃO DE MODEM LIGADO A INTERNET POR CABO-COAXIAL.

 

Ingredientes você vai precisar (além dos dois micros):

 

Maneira de fazer:

  • IP (Interconnection Protocol)

    Proxy

    gateway

  •  

     

    Bibliografia:

    1. Carvalho, T. C. M. B. , Gerenciamento de Redes: uma abordagem de sistemas abertos, Makon Books, 1993.
    2. Menascé D.A. e Schawabe, D. , Redes de Computadores: aspectos técnicos e operacionais, Ed, Camous, 1984.