A captura, o armazenamento, a manipulação e transmissão de grandes quantidades de imagens são tarefas possíveis com a atual tecnologia. Com o advento dos meios de multimídia a imagem vem sendo intensamente utilizada para os mais diversos fins.
A problemática de se procurar uma imagem no meio de uma grande massa de imagens é uma tarefa árdua de se realizar por meios convencionais, mesmo utilizando-se bancos de dados.
Banco de Dados tradicionais usam técnicas convencionais que trabalham com pesquisas para "casamento exato" entre informações estruturadas adequadamente.
Para tipo de dados multimídia este processo não funciona. Outras técnicas são necessárias, entre estas a pesquisa por similaridade das cores.
Grandes coleções de imagens são comuns hoje em dia, técnicas e recursos que gerenciem e organizem estes dados, bem como permitam a navegação on-line são imprescindíveis para sua manipulação.
Desenvolvemos um prototipo de banco de dados que permite a recuperação de imagens dada uma imagem como modelo. A recuperação é baseada na "Medida de Similaridade".
Dada uma imagem como modelo (contendo uma composição de cores), uma pesquisa é realizada num conjunto de imagens armazenadas e o resultado apresentado por uma série de imagens com composição similares acompanhadas por um índice, que indica a proximidade da imagem recuperada com a imagem tomada como modelo.
[1] Michael J. Swain and Dana H. Ballard, "Color Indexing", International Journal of Computer Vision, 7:1, 11-32, 1991.
[2] Wayne Niblack, et. al, " The QBIC Project : Querying Images by Content Using Color, Texture, and Shape", IEEE Computer, September 1995.
[3] M. A. Stricker, "Bounds for discrimination power of color indexing techniques",
Storage and Retrieval for Image and Vídeo Databases II, SPIE Proc. Series Vol. 2185, 15-24,1994.