// Flavio #include #include #include int aprox(float n); int main(int argc, char *argv[]) { char c; // flag para condição de saida float num; // numero float que a funçao vai receber do { // estrutura de repetiçao printf("\n\n\n\n"); printf("\nDigite um numero qualquer : "); //exibe msg scanf("%f",&num); // recebe o numero digitado if(aprox(num) != 0) // verifica se o numero pode ser arredondado { system("cls"); // limpa a tela printf("\n\nO Numero %f foi aproximado para %d \n\n",num,aprox(num)); // exibe msg } else { system("cls"); printf("----------------------------------------------------------\n"); printf("\n[Voce digitou um numero inteiro ou um character/simbolo] \n"); printf("----------------------------------------------------------\n"); } c = getchar(); // recebe a tecla pressionada c = toupper(c); // transforma em maiuscula } while(c != 'S'); // verifica a condiçao de saida da repetiçao // "Se tecla pressionada e armazenada foi diferente de 'S' entao sai" return 0; // retorno da funçao main } int aprox(float n) { float resto; // "Remove a casa decimal" resto = n-(int)n; // Encontra o resto, exemplo : 3.2 - 3 = 0.2 if(resto < 0.5) // verifica o melhor tipo de arredondamento (Para baixo ou para cima) { n = n-resto; // Arredonda para baixo } else { n = n+resto; // Arredonda para cima; } return n; // retorna o valor arredondado em uma variavel inteira; }