A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino da Computação
Participante(s): Paula Ceccon Ribeiro (aluna de Ciência da Computação)
Objetivo
Este projeto prevê a validação e investigação do uso da robótica no âmbito educacional, bem como a proposta de novas abordagens para o aprimoramento do ensino nas diversas subáreas da computação. A robótica na educação pode ser utilizada como forma de aumentar o interesse dos alunos em determinadas disciplinas da computação e possibilitar que estes possam ``experimentar'' os conhecimentos adquiridos por meio da construção de modelos reais. Assim, a robótica pedagógica estimula a criatividade e coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, buscando estes soluções para os problemas propostos por meio de pesquisas e teste de hipóteses, não mais tendo o professor como única fonte de conhecimento. Acredita-se que a existência de um ambiente no qual o estudante possa expressar suas idéias por meio da construção de hipóteses e verificação destas através da construção de protótipos proporcionará a estes um espaço mais interativo e motivador que facilitará o aprendizado de algumas disciplinas da computação.
Material Disponível
Bibliotecas
Experimento 1
Experimento 2
Experimento 3
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