/** * A classe TrianguloDePascal demonstra como arrays multidimensionais podem ser * irregulares. Esta classe calcula os valores do triângulo de Pascal. */ class TrianguloDePascal // declaração da classe { /** * O método main permite a execução desta classe. Este método declara e preenche um * array triangular (irregular) com os valores do triângulo de Pascal. * @param argumentos os argumentos que podem ser passados para o método via linha * de comando, mas que neste caso serão ignorados. */ public static void main(String[] argumentos) { // Consideramos o número de linhas constante int númeroDeLinhas = 10; // Declaramos o array bidimensional para conter o triângulo de Pascal, mas só // alocamos as linhas do array - as colunas serão alocadas depois, cada uma // com um tamanho diferente. Note que a segunda dimensão do array não foi // especificada. long[][] triânguloDePascal = new long[númeroDeLinhas][]; // Alocamos cada linha do triângulo separadamente. Cada linha L terá L+2 colunas. // Chamamos o operador new para cada linha do triângulo, não para toda a matriz. for(int linha=0;linha