H  O  M  E    P  A  G  E  
GRUPO DE PESQUISA
     
| Documentos disponíveis | Participantes e colaboradores | Teses defendidas e em andamento |
| Seminários | Principais disciplinas de pós-graduação | Convênios de cooperação |


Grupo de pesquisa: Metaheurísticas, paralelismo e otimização

Este grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq com o nome de Heurísticas e paralelismo para problemas de otimização e aplicações em redes de comunicações, gestão de esportes e bioinformática. Conta com professores e pós-graduandos do Departamento de Ciência da Computação da UFF, assim como com colaboradores externos no Brasil e no Exterior. Mantém um programa de seminários desde 1994 e está organizado em torno de quatro temas de pesquisa principais:

1. Algoritmos paralelos: investigação de ferramentas para programação paralela (linguagens de programação paralelas e bibliotecas de troca de mensagens) e desenvolvimento de algoritmos paralelos para a solução de problemas combinatórios, em particular visando estratégias eficientes de paralelização de metaheurísticas. Alguns dos tópicos explorados são a utilização e a avaliação de ferramentas de programação paralela, tais como PVM e MPI; balanceamento de carga; tolerância a falhas; concepção, implementação e avaliação de estratégias paralelas síncronas (decomposição de domínio) e assíncronas (cooperação entre múltiplas buscas) para métodos de busca heurística em clusters e grids.

2. Otimização combinatória e aplicações: estudo, formulação e desenvolvimento de algoritmos para problemas de otimização combinatória. As principais aplicações em estudo situam-se no contexto de problemas de projeto e roteamento em redes de comunicação (síntese de redes de comunicação em anéis sob restrições de conectividade, roteamento ótimo em redes multi-serviços sob restrições de qualidade de serviço, síntese de redes de comunicação percorridas por multi-fluxos com custo em escada, localização a custo mínimo de facilidades integradas por redes, árvore geradora de peso mínimo sob restrições de diâmetro), de bioinformática (seqüenciamento por hibridização e problemas de haplotipagem), de escalonamento de tarefas (em particular, o problema de otimização de linhas de produção na indústria automobilística) e de otimização aplicada à gestão de esportes (montagem de tabelas de torneios, análise de desempenho de equipes, atribuição de juízes a jogos).

3. Metaheurísticas: desenvolvimento e a aplicação de métodos de busca heurística na solução de problemas combinatórios, tema central da área de "Inteligência Computacional". As principais metaheurísticas e técnicas que vêm sendo exploradas, aperfeiçoadas e aplicadas são busca tabu, GRASP, path-relinking e algoritmos genéticos.

4. Biologia computacional: entre os principais tópicos abordados nesta linha encontram-se o desenvolvimento de sistemas de anotação e de gerenciadores de bancos de dados para suporte às atividades de bioinformática, o desenvolvimento de algoritmos para os problemas de inferência de árvores filogenéticas sob o critério de parcimônia e de seqüeniamento por hibridização, assim como o desenvolvimento de algoritmos de correspondência de grafos para reconhecimento de imagens médicas.

5. Otimização aplicada à gestão de esportes e ao escalonamento de eventos esportivos

6. Otimização aplicada ao projeto de redes de comunicações

 

n Documentos disponíveis
n  Participantes e colaboradores
n  Teses defendidas e em andamento

n  Seminários

n  Principais disciplinas de pós-graduação (programas):
| Projeto e análise de algoritmos | Programação distribuída | Algoritmos paralelos | Tópicos em inteligência computacional | Análise de desempenho de sistemas de computação |

 

TOPO

Última atualização: 3/outubro/2004