Uff |
Prog I |
Entendendo o Basicão - Parte 1 |
O que é um Sprite? É um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move na tela sem deixar traços de sua passagem (como se fosse um "espírito"). No nosso caso até o fundo da tela será um sprite, só que esse não se moverá. Se houver mais de uma imagem no sprite o fundo deve ser uma cor sólida ou o fundo deve ser transparente. Exemplo de Sprite com várias imagens. Classes de controle O framework javaPlay usa números inteiros para chamar alguma classe que é responsável por alguma coisa. Esse comando adiciona uma nova classe ao jogo com o número X sendo o de chamada. GameEngine.getInstance(). addGameStateController( X, new Classe() ); Comandos para adicionar as classes: GameEngine.getInstance(). addGameStateController( 0, new TelaInicial() ); GameEngine.getInstance(). addGameStateController( 1, new Jogar () ); GameEngine.getInstance(). addGameStateController( 2, new TelaFinal () ); Dizendo ao ‘javaPlay” qual é a classe de inicialização Informa ao javaPlay qual é a classe que primeiramente deve ser chamada quando o jogo começa a rodar. GameEngine.getInstance(). setStartingGameStateController( numero X ); Numero X = número da classe adicionada em addGameStateController. Passando o controle para outra classe GameEngine.getInstance(). setNextGameStateController( numero X ); Diga qual o número X de chamada da próxima classe e pronto. Eventos de Teclado Quando uma tecla foi pressionada? Keyboard k = GameEngine.getInstance().getKeyboard(); if ( k.keyDown( Keyboard.TECLA_ESCOLHIDA ) == true ) ou if ( k.keyDown( Keyboard.TECLA_ESCOLHIDA ) ) tanto faz. Capturamos um instância da classe Keyboard Keyboard k = GameEngine.getInstance().getKeyboard Retorna true se a tecla foi pressionada e false ao contrário. k.keyDown( TECLA ESCOLHIDA ) O nosso Keyboard fornece as seguintes teclas: up_key: tecla seta pra cima left_key: tecla seta para esquerda right_key: tecla seta para direita down_key: tecla para baixo escape_key: tecla scape de espaço space_key: tecla barra de espaço enter_key:tecla enter |
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Classe |
Função |
Número Chamada |
TelaInicial |
Apresenta uma mensagem no COMEÇO do jogo |
0 |
Jogar |
Responsável por comandar o jogo |
1 |
TelaFinal |
Apresenta uma mensagem no FIM do jogo |
2 |