Uff

Prog I

Entendendo o Basicão - Parte 1

        

O que é um Sprite?

          

           É um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move na tela sem deixar traços de sua passagem (como se fosse um "espírito"). No nosso caso até o fundo da tela será um sprite, só que esse não se moverá.

Exemplo de Sprites.

.

             Se houver mais de uma imagem no sprite o fundo deve ser uma cor sólida ou o fundo deve ser transparente.

Exemplo de Sprite com várias imagens.

 

 

 

Classes de controle

 

             O framework javaPlay usa números inteiros para chamar alguma classe que é responsável por alguma coisa.

 

             Esse comando adiciona uma nova classe ao jogo com o número X sendo o de chamada.

 

GameEngine.getInstance(). addGameStateController( X, new Classe() );

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comandos para adicionar as classes:

 

GameEngine.getInstance().

                          addGameStateController( 0, new TelaInicial() );

 

GameEngine.getInstance().

                      addGameStateController( 1, new Jogar () );

 

GameEngine.getInstance().

                      addGameStateController( 2, new TelaFinal ()  );

 

 

 

 

Dizendo ao ‘javaPlay” qual é a classe de inicialização

 

 

Informa ao javaPlay qual é a classe que primeiramente deve ser chamada quando o jogo começa a rodar.

 

GameEngine.getInstance().

                          setStartingGameStateController( numero X );

 

Numero X = número da classe adicionada em                                                                                                           addGameStateController.

 

 

 

Passando o controle para outra classe

 

 

GameEngine.getInstance().

           setNextGameStateController( numero X );

 

Diga qual o número X de chamada da próxima classe e pronto.

 

 

 

 

Eventos de Teclado

 

Quando uma tecla foi pressionada?

 

Keyboard k = GameEngine.getInstance().getKeyboard();

 

if ( k.keyDown( Keyboard.TECLA_ESCOLHIDA ) == true )

                                 ou

if ( k.keyDown( Keyboard.TECLA_ESCOLHIDA ) )

                                                                             tanto faz.

 

Capturamos um instância da classe Keyboard

Keyboard k = GameEngine.getInstance().getKeyboard

 

Retorna true se a tecla foi pressionada e false ao contrário.

k.keyDown( TECLA ESCOLHIDA )

 

O nosso Keyboard fornece as seguintes teclas:

 

up_key: tecla seta pra cima

 

left_key: tecla seta para esquerda

 

right_key: tecla seta para direita

 

down_key: tecla para baixo

 

escape_key: tecla scape de espaço

 

space_key: tecla barra de espaço

 

enter_key:tecla enter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Use o FireFox

Classe

Função

Número Chamada

TelaInicial

Apresenta uma mensagem no COMEÇO do jogo

0

Jogar

Responsável por comandar o jogo

1

TelaFinal

Apresenta uma mensagem no FIM do jogo

2