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Prog I

Entendendo o Basicão - Parte 2

            

Coordenadas X e Y

 

Primeiro, todo Sprite tem suas próprias coordenadas X e Y.

 

Java diz que a TELA tem as seguintes coordenadas:

 

As coordenadas começam no canto esquerdo da tela na parte de cima.

 

Onde estão presentes o X=0 e o Y=0 e se estendem até o fim da tela que representando cada eixo.

 

 X

 

 Y

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Movendo o Sprite

 

Todo Sprite tem suas próprias coordenadas X e Y.

 

 

Mover player para Cima

If ( k.keyDown(Keyboard.UP_KEY) == true )

           sprite.y--;

 

Mover player para Baixo

if ( k.keyDown(Keyboard.DOWN_KEY) == true )

           sprite.y++;

 

Mover player para Esquerda

If ( k.keyDown(Keyboard.LEFT_KEY) == true )

           sprite.x--;

 

Mover player para Direita

If ( k.keyDown(Keyboard.RIGHT_KEY) == true )

           sprite.x++;

 

 

 

 

 

 Carregar informações na memória , processar as etapas do jogo e desenhar na tela

 

Métodos que fazem parte da classe GameStateController e são responsáveis por isso.

 

public void load() { } – carrega tudo na memória.

 

public void unload() { } - descarrega tudo da memória.

 

public void start() { } - chamado quando somente algumas coisas devem ser modificadas na memória.

 

public void step( int ) { } – responsável por cada etapa do jogo. Passando o tempo em millisegundos decorrente entre o frame atual e o frame anterior, permitindo assim animações baseadas em tempo.

 

public void draw( ) { } – responsável pelo desenho dos objetos do jogo na tela.

 

 

 

 

 

 

Classe Game Object

 

Seguinte, até agora falamos sobre controles, sprites, movimentação etc. mas e sobre os nossos bonecos aqueles nós vamos controlar?

 

Todos esses vêm da classe GameObject, é ela que faz os sprites terem coordenadas X e Y.

 

Toda classe que usaremos como jogadores, inimigos ou até o fundo têm que estender o GameObject.

 

No jogo temos: as classes Player e Inimigo estendendo a classe GameObject.

 

Então, as classes que não serão usadas para controlar o jogo mas sim controladas por outra classe estenderão a classe GameObject.

 

A classe GameObject terá também os métodos step e draw. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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