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Prog I |
Entendendo o Basicão - Parte 2 |
Coordenadas X e Y Primeiro, todo Sprite tem suas próprias coordenadas X e Y. Java diz que a TELA tem as seguintes coordenadas: As coordenadas começam no canto esquerdo da tela na parte de cima. Onde estão presentes o X=0 e o Y=0 e se estendem até o fim da tela que representando cada eixo. X Y Movendo o Sprite Todo Sprite tem suas próprias coordenadas X e Y. Mover player para Cima If ( k.keyDown(Keyboard.UP_KEY) == true ) sprite.y--; Mover player para Baixo if ( k.keyDown(Keyboard.DOWN_KEY) == true ) sprite.y++; Mover player para Esquerda If ( k.keyDown(Keyboard.LEFT_KEY) == true ) sprite.x--; Mover player para Direita If ( k.keyDown(Keyboard.RIGHT_KEY) == true ) sprite.x++; Carregar informações na memória , processar as etapas do jogo e desenhar na tela Métodos que fazem parte da classe GameStateController e são responsáveis por isso. public void load() { } – carrega tudo na memória. public void unload() { } - descarrega tudo da memória. public void start() { } - chamado quando somente algumas coisas devem ser modificadas na memória. public void step( int ) { } – responsável por cada etapa do jogo. Passando o tempo em millisegundos decorrente entre o frame atual e o frame anterior, permitindo assim animações baseadas em tempo. public void draw( ) { } – responsável pelo desenho dos objetos do jogo na tela. Classe Game Object Seguinte, até agora falamos sobre controles, sprites, movimentação etc. mas e sobre os nossos bonecos aqueles nós vamos controlar? Todos esses vêm da classe GameObject, é ela que faz os sprites terem coordenadas X e Y. Toda classe que usaremos como jogadores, inimigos ou até o fundo têm que estender o GameObject. No jogo temos: as classes Player e Inimigo estendendo a classe GameObject. Então, as classes que não serão usadas para controlar o jogo mas sim controladas por outra classe estenderão a classe GameObject. A classe GameObject terá também os métodos step e draw. |
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