O sistema de entrada e saída da linguagem C está estruturado na forma de uma biblioteca de funções. Escrevendo Valores A função printf é uma função da biblioteca padrão C que escreve valores. Ela pode receber diversos parâmetros, sendo que o primeiro deverá ser uma string. Cada especificador de formato encontrado nesta string é substituído pelo parâmetro seguinte na lista de argumentos. Tudo o que aparecer nesta string que não for um especificador de formato será impresso literalmente. A função printf está definida em stdio.h. Especificadores de Formato:
Ex: #include < stdio.h > #include < conio.h > void main(void) { char val_c = 'A'; /*inicializando a variável*/ int val_i = 100; /*inicializando a variável*/ double val_d = 50.5; /*inicializando a variável*/ char frase[]="COMPUTACAO"; /*inicializando a variável*/ clrscr(); /*função de limpar tela*/ printf("[%c] [%c] [%d]\n", val_c, val_c+1 ,val_c); /*imprime os valores das variáveis com seus respectivos formatos */ resultado = [A] [B] [65] Lendo Valores Para a entrada de dados (leitura de valores) em C, pode-se usar diversas funções, dependendo do tipo da variável que vai ser lida. Função getche() Usada para a entrada de variáveis char, lê um caracter e exibe na tela o caracter digitado. Está definida em conio.h Ex: letra = getche(); Função getch() Usada para a entrada de variáveis char, lê um caracter e não exibe na tela o caracter digitado (entrada invisível). Está definida em conio.h Ex: letra = getch(); Função scanf() Deve ser utilizada para a entrada de variáveis numéricas (int, float e double). O modo de utilizar é semelhante à função printf, porém colocar obrigatoriamente o símbolo & em frente ao nome da variável sendo lida. Está definida em stdio.h Ex: scanf("%d",&varint);/*obrigatório do uso do & comercial antes do nome da variável*/ Com a função scanf deve-se utilizar os seguintes especificadores de formato:
Função gets() Usada para a entrada de string. Está definida em stdio.h : "gets(nome);" Ex: #include < stdio.h > #include < conio.h > void main(void) { /*início da declaração de variáveis*/ char varc; int vari; float varf; char nome[80]; /*fim da declaração de variáveis*/ clrscr(); printf("Digite seu nome: "); gets(nome); printf("Digite um numero inteiro: "); scanf("%d", &vari); printf("Digite um numero real: "); scanf("%f", &varf); printf("Digite um caracter: "); varc = getche(); printf("\n %s, você digitou %d, %f e %c", nome, vari, varf, varc); getch(); } |