Logo IC/UFF Leonardo Gresta Paulino Murta
Associate Professor, IC/UFF
D.Sc., COPPE/UFRJ, 2006
M.Sc., COPPE/UFRJ, 2002
B.Sc., IC/UFRJ, 1999
Picture

Menu:

Engenharia de Software II

Logística

Disciplina: TCC00181 – Engenharia de Software II

Data: quartas e sextas, de 7:00 às 9:00

Local:sala 233 do bloco D

Lista: http://groups.google.com/group/uff-es2-2011-1 (importante: todos os alunos devem se cadastrar nessa lista)

Apoio

Estagiário de Docência: Cleyton Slaviero

E-mail: cslaviero@gmail.com

Horário: a combinar por e-mail

Local: a combinar por e-mail

Avaliação

Média = (Avaliação1 + Avaliação2 + Avaliação3) / 3

Avaliação1 = Prova sem consulta

Avaliação2 = Prova sem consulta

Avaliação3 = (Participação + Listas de Exercícios + Seminários + 2 x Trabalho) / 5

APROVADO

(Presença >= 75%) E (Média >= 6)

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)

Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.

REPROVADO

Caso contrário

Grupos

As atividades da Avaliação3 serão feitas em grupos de 6 participantes, que devem ser constituídos na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Entreguem por e-mail (assunto: ES2 - Grupo) o número da matrícula e o nome completo de cada participante do grupo.

Ao final do curso, cada membro do grupo será solicitado a indicar, sob o seu ponto de vista, o percentual de participação de cada membro do grupo (inclusive de sí próprio) no resultado final do trabalho. Esta informação será utilizada na distribuição das notas. Desta forma, se empenhe desde o início de forma pró-ativa.

Participação

Na maioria das aulas serão fornecidos exercícios para serem feitos em grupo durante a aula. Ao término, os grupos serão convidados a se voluntariar para apresentar as suas soluções. A participação nessas atividades será considerada na composição da Avaliação3 (item Participação).

Listas de Exercício

Listas de exercício são disponibilizadas durante o curso cobrindo o conteúdo abordado. Durante a resolução dos exercícios apresentados nas listas, os alunos podem entrar em contato com o estagiário de docência ou monitor para tirar dúvidas. As listas devem ser entregues ao estagiário de docência ou monitor na data estipulada (ver seção Cronograma). A participação nessas atividades será considerada na composição da Avaliação3 (item Listas de Exercício).

Obs.: Caso tenha dificuldade de fazer alguma questão, verifique se não é referente a uma matéria que está para ser apresentada nas próximas aulas.

Trabalho

Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house, e enxergar o professor como cliente. O tema do trabalho é fazer um jogo de cartas denominado Sueca onde seja possível jogar contra o computador.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para gerenciar o projeto e desenvolver o produto. Será avaliado o produto final e como esse produto foi desenvolvido (processos e técnicas aplicados).

Como resultado, além do produto funcionando, espera-se a escrita de um documento (a ser entregue impresso) descrevendo o planejamento de gerência de projetos, o seu monitoramento e controle, os recursos de gerência de configuração utilizados, os casos, dados e resultados de testes e todos os demais artefatos estudados durante o curso. Além disso, também é esperado um detalhamento das dificuldades encontradas e decisões tomadas. Esse documento será avaliado pela sua completude e corretude e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas para contornar as dificuldades encontradas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Esse documento deve ser entregue na data estipulada (ver seção Cronograma) para compor a Avaliação3 (item Trabalho).

Obs.: atraso na entrega do Trabalho terá uma multa de um ponto por dia.

Seminários

Durante o curso foram reservados três momentos para a apresentação dos trabalhos (ver seção Cronograma). Inicialmente, haverá uma primeira apresentação, onde é esperado que cada grupo discuta brevemente (20 minutos por grupo) como está o andamento do trabalho. O grupo poderá utilizar slides e quadro. Nesse momento, já é esperado algum resultado concreto, em especial referente a papéis dos membros da equipe, estimativas de esforço, custo e cronograma de desenvolvimento e versão parcial do produto.

Posteriormente, haverá a segunda apresentação, também com duração de 20 minutos, onde os grupos devem mostrar os dados de monitoramento e controle do projeto, repositório de gerência de configuração e uma versão parcial do produto.

Finalmente, haverá uma última apresentação dos resultados finais do trabalho. Vale notar que nesse momento os trabalhos estão prestes a ser entregues (programa funcionando e relatório impresso), e essa apresentação serve como um espaço para que os grupos detalhem as suas experiências na execução do trabalho. Nesse momento é esperado os dados de monitoração e controle do projeto, casos de teste e resultados da sua execução e versão final do produto. Essas apresentações serão consideradas na composição da Avaliação3 (item Seminários).

Presença

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).

Avaliação de Aprendizagem em Caráter Excepcional

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, não será permitida a Avaliação de Aprendizagem em Caráter Excepcional (i.e., 2ª chamada), com exceção dos casos citados no Art. 87, de acordo com os procedimentos do Art. 88.

Ferramentas

No curso não temos uma ferramenta obrigatória, mas sugiro que os grupos utilizem essa oportunidade para experimentar ferramentas que ainda não conhecem ou mesmo aprofundar os conhecimentos em ferramentas já conhecidas.

A ferramenta MS Project, de gerência de projetos baseada em métodos clássicos, está disponível para download em função da parceria do IC com a Microsoft. Consultem mais informações no laboratório da graduação.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Greene, J.; Stellman, A.; 2007. Head First PMP. O’Reilly Media.

Orth, A.; Prikladnicki, R.; 2009. Planejamento e Gerência de Projetos. EDIPUCRS.

Pilone, D.; Miles, R.; 2008. Head First Software Development. O’Reilly Media.

Pressman, R. S.; 2004. Software Engineering: A Practitioner’s Approach. 6 ed. McGraw-Hill.

Schwaber, K.; 2004. Agile Project Management with Scrum. Microsoft Press.

Cronograma

Data Atividade Entrega
16/03/2011 Aula - Apresentação do Curso
18/03/2011 Aula - Revisão de ES1
23/03/2011 Aula - Revisão de ES1
25/03/2011 Aula - Planejamento de Projetos
30/03/2011 Aula - Planejamento de Projetos Lista 1
01/04/2011 Aula - Planejamento de Projetos
06/04/2011 Aula - Planejamento de Projetos
08/04/2011 Aula - Planejamento de Projetos
13/04/2011 Aula - Monitoramento e Controle Lista 2
15/04/2011 Aula - Monitoramento e Controle e Seminários (1a. rodada) - grupos 1 e 6
20/04/2011 Seminários (1a. rodada) - grupos 2, 3, 4 e 5 Lista 3
22/04/2011 Sem aula (Semana Santa)
27/04/2011 Prova 1
29/04/2011 Aula - Gerência de Configuração
04/05/2011 Aula - Gerência de Configuração
06/05/2011 Aula - Gerência de Configuração
11/05/2011 Aula
13/05/2011 Aula - Gerência de Configuração
18/05/2011 Aula - Gerência de Configuração e VV&T
20/05/2011 Aula - VV&T
25/05/2011 Seminários (2a. rodada) - grupos 2, 3 e 4 Lista 4
27/05/2011 Seminários (2a. rodada) - grupos 1, 5 e 6
01/06/2011 Aula - VV&T
03/06/2011 Aula - VV&T e Garantia da Qualidade
08/06/2011 Aula - Garantia da Qualidade
10/06/2011 Sem aula (ICSR) Lista 5
15/06/2011 Sem aula (ICSR) Lista 6
17/06/2011 Sem aula (ICSR)
22/06/2011 Prova 2
24/06/2011 Sem aula (São João)
29/06/2011 Seminários (rodada final) - grupos 1, 4 e 5 Trabalho
01/07/2011 Seminários (rodada final) - grupos 2, 3 e 6
06/07/2011 Vista de Avaliação (bloco E, sala 304)
08/07/2011 Sem aula
13/07/2011 Verificação Suplementar
15/07/2011 Vista de Avaliação (bloco E, sala 304)