• Botão

    Para criar um botão usamos o Mouse em conjunto com qualquer uma das seguintes classes: GameObject, GameImage, Animation, Sprite ou Body.

    Para sabermos se o mouse clicou em algum objeto que estamos usando como botão, devemos saber se o mouse está sobre o objeto, para isso usamos o método

    boolean mouse.isOverObject(object);

    Agora que sabemos como verificar se o mouse está sobre um objeto, devemos saber se algum botão foi pressionado, para isso podemos usar os seguintes métodos:

     
    					public boolean isLeftButtonPressed(),
    					public boolean isMiddleButtonPressed(),
    					public boolean isRightButtonPressed().
    				

    Esses métodos em conjunto podem fazer com que qualquer objeto tenha a função de um botão.


    Exemplo: Criando um botão.

     
    					package Botao001;
    
    					import jplay.Animation;
    					import jplay.GameImage;
    					import jplay.Mouse;
    					import jplay.Window;
    
    					/**
    					 * @author Gefersom Cardoso Lima
    					 * Federal Fluminense University
    					 * Computer Science
    					 */
    
    					public class Botao001
    					{
    						//Creates a button.
    						public static void main(String[] args)
    						{
    								Window janela = new Window(800,600);
    								Mouse mouse = janela.getMouse();
    
    								GameImage backGround = new GameImage("fundo.png");
    							   
    								Animation botao = new Animation("botao.png",12);
    
    								botao.x = 350;
    								botao.y = 330;
    								botao.setTotalDuration(1200);
    								botao.setLoop(false);
    								botao.stop();
    
    								boolean executando = true;
    								while(executando)
    								{
    										backGround.draw();
    										botao.draw();
    										janela.update();
    										
    										if (mouse.isOverObject(botao) && mouse.isLeftButtonPressed())
    										{
    											botao.stop();
    											botao.play();
    										}
    
    										botao.update();
    								}
    								janela.exit();
    						}
    					}
    
    				

    UFF - Universidade Federal Fluminense - Institudo de Computação - Ciência da Computação