
Botão
Para criar um botão usamos o Mouse em conjunto com qualquer uma das seguintes classes: GameObject, GameImage, Animation, Sprite ou Body.
Para sabermos se o mouse clicou em algum objeto que estamos usando como botão, devemos saber se o mouse está sobre o objeto, para isso usamos o método
boolean mouse.isOverObject(object);
Agora que sabemos como verificar se o mouse está sobre um objeto, devemos saber se algum botão foi pressionado, para isso podemos usar os seguintes métodos:
public boolean isLeftButtonPressed(), public boolean isMiddleButtonPressed(), public boolean isRightButtonPressed().
Esses métodos em conjunto podem fazer com que qualquer objeto tenha a função de um botão.
Exemplo: Criando um botão.
package Botao001;
import jplay.Animation;
import jplay.GameImage;
import jplay.Mouse;
import jplay.Window;
/**
* @author Gefersom Cardoso Lima
* Federal Fluminense University
* Computer Science
*/
public class Botao001
{
//Creates a button.
public static void main(String[] args)
{
Window janela = new Window(800,600);
Mouse mouse = janela.getMouse();
GameImage backGround = new GameImage("fundo.png");
Animation botao = new Animation("botao.png",12);
botao.x = 350;
botao.y = 330;
botao.setTotalDuration(1200);
botao.setLoop(false);
botao.stop();
boolean executando = true;
while(executando)
{
backGround.draw();
botao.draw();
janela.update();
if (mouse.isOverObject(botao) && mouse.isLeftButtonPressed())
{
botao.stop();
botao.play();
}
botao.update();
}
janela.exit();
}
}
UFF - Universidade Federal Fluminense - Institudo de Computação - Ciência da Computação