
Usando uma imagem como background
Para mostrar uma imagem nós precisamos de uma Window, de uma imagem e de um loop.
A Window é necessária para mostrar cada atualização feita pelo usuário ou pelo programador na tela em relação as imagens.
O loop é o coração do jogo, é nele que serão colocadas todas as condições de interações e as atualizações das imagens na tela.
Para mostrar as atualizações feitas usamos o método:
public void display();
Obs.: O método void update() sempre deve ser chamado por último quando temos uma lista de objetos a ser desenhada na tela. Isto é necessário, pois o método irá apresentar na tela todas as atualizações realizadas na iteração do loop. Podemos citar como exemplo as atualizações de posição.
Exemplo:
package GameImage001;
import JPlay.GameImage;
import JPlay.Window;
/**
* @author Gefersom Cardoso Lima
* Federal Fluminense University - UFF - Brazil
* Computer Science
*/
public class GameImage001
{
public static void main(String[] args)
{
Window w = new Window(800,600);
while(true)
{
command1;
command2;
command3;
command4;
//This command must be run at last.
w.display();
}
}
}
Para criar uma imagem de fundo usamos a classe GameImage.
O seu construtor é da seguinte forma:
public GameImage(String nameFile);
Para o exemplo abaixo, usamos a imagem "fundo.png", que está localizada na mesma pasta do projeto.
Obs.: É obrigatório colocar a extensão da imagem.
A linguagem Java só aceita os seguintes formatos de imagem: png, jpeg e gif.
Para desenhar imagens na tela usamos o método:
public void draw();
Este método é usado por todos os objetos que necessitam desenhar alguma coisa na tela.
Exemplo: Mostra uma figura como background.
package GameImage001;
import JPlay.GameImage;
import JPlay.Window;
/**
* @author Gefersom Cardoso Lima
* Federal Fluminense University - UFF - Brazil
* Computer Science
*/
public class GameImage001
{
//Shows a picture as background.
public static void main(String[] args)
{
Window w = new Window(800,600);
GameImage backGround = new GameImage("fundo.png");
while(true)
{
backGround.draw();
//This command must be run at last.
w.display();
}
}
}
UFF - Universidade Federal Fluminense - Institudo de Computação - Ciência da Computação