Usando uma imagem como background
Para mostrar uma imagem nós precisamos de uma Window, de uma imagem e de um loop.
A Window é necessária para mostrar cada atualização feita pelo usuário ou pelo programador na tela em relação as imagens.
O loop é o coração do jogo, é nele que serão colocadas todas as condições de interações e as atualizações das imagens na tela.
Para mostrar as atualizações feitas usamos o método:
public void display();
Obs.: O método void update() sempre deve ser chamado por último quando temos uma lista de objetos a ser desenhada na tela. Isto é necessário, pois o método irá apresentar na tela todas as atualizações realizadas na iteração do loop. Podemos citar como exemplo as atualizações de posição.
Exemplo:
package GameImage001; import JPlay.GameImage; import JPlay.Window; /** * @author Gefersom Cardoso Lima * Federal Fluminense University - UFF - Brazil * Computer Science */ public class GameImage001 { public static void main(String[] args) { Window w = new Window(800,600); while(true) { command1; command2; command3; command4; //This command must be run at last. w.display(); } } }
Para criar uma imagem de fundo usamos a classe GameImage.
O seu construtor é da seguinte forma:
public GameImage(String nameFile);
Para o exemplo abaixo, usamos a imagem "fundo.png", que está localizada na mesma pasta do projeto.
Obs.: É obrigatório colocar a extensão da imagem.
A linguagem Java só aceita os seguintes formatos de imagem: png, jpeg e gif.
Para desenhar imagens na tela usamos o método:
public void draw();
Este método é usado por todos os objetos que necessitam desenhar alguma coisa na tela.
Exemplo: Mostra uma figura como background.
package GameImage001; import JPlay.GameImage; import JPlay.Window; /** * @author Gefersom Cardoso Lima * Federal Fluminense University - UFF - Brazil * Computer Science */ public class GameImage001 { //Shows a picture as background. public static void main(String[] args) { Window w = new Window(800,600); GameImage backGround = new GameImage("fundo.png"); while(true) { backGround.draw(); //This command must be run at last. w.display(); } } }
UFF - Universidade Federal Fluminense - Institudo de Computação - Ciência da Computação