• Som

    O JPlay, por enquanto, só aceita arquivos wav.

    1 - Executando um som

    Para executar um som, basta fazer:

    	
    						//Esse comando pode ser chamado em qualquer parte do código.
    						new Sound(nome_do_arquivo).play();
    					


    2 - Métodos da Classe Sound

    						
    						//Retorna true se o som estiver sendo reproduzido, ao contrário, retorna false.
    						public boolean isExecuting();
    						
    						//Pausa o som.
    						public void pause();
    						
    						//Pára de tocar o som.
    						public void stop();
    						
    						//Começa a tocar o som.
    						public void play();
    						
    						//Seta o volume com que o som irá ser tocado.
    						public void setVolume(float value);
    						
    						//Diminui o volume do som.
    						public void decreaseVolume(float value);
    						
    						//Aumenta o valor do som.
    						public void increaseVolume(float value);
    						
    						//Passe true, se vc quiser que o som se repita, false caso contrário.
    						//Por padrão o som é configurado para tocar somente uma vez.
    						public void setRepeat(boolean value);
    					

    Exemplo: Ao detectar que dois objetos colidiram reproduz um som de explosão.

    						package Som001;
    
    						import jplay.Animation;
    						import jplay.GameImage;
    						import jplay.Sound;
    						import jplay.Sprite;
    						import jplay.Window;
    
    						/**
    						 * @author Gefersom Cardoso Lima
    						 * Universidade Federal Fluminense - UFF - Brasil - 2010
    						 * Ciência da Computação
    						 */
    
    						public class Som001
    						{
    							//At the time the bird colliding with the rock it explodes and a sound plays.
    							public static void main(String[] args)
    							{
    									Window janela = new Window(800,600);
    
    									GameImage pedra = new GameImage("pedra.png");
    									pedra.x = 396;
    									pedra.y = 63;
    
    									GameImage ceu = new GameImage("ceu.png");
    									Sprite passaro = new Sprite("passaro.png", 3);
    									passaro.setTotalDuration(360);
    
    									Animation explosao = new Animation("explosao.png",20);
    									explosao.setTotalDuration(1400);
    									explosao.setLoop(false);//The animation will run only once.
    
    									passaro.x = 100;
    									passaro.y = 460;
    
    									boolean colidiu = false;
    									while(true)
    									{
    											ceu.draw();
    											pedra.draw();
    
    											if (colidiu == false)
    											{
    												passaro.draw();
    												passaro.update();
    												passaro.moveTo(600, passaro.y, 0.8);
    												if (passaro.collided(pedra))
    												{
    													colidiu = true;
    													explosao.x = passaro.x - 70;
    													explosao.y = passaro.y - 50;
    													new Sound("explosao.wav").play();
    												}
    											}
    											else
    											{
    												explosao.update();
    												explosao.draw();
    											}
    
    											if (explosao.isPlaying() == false && colidiu == true)
    												explosao.hide();
    
    											janela.update();
    											janela.delay(10);
    									}
    							}
    						}
    
    						

    UFF - Universidade Federal Fluminense - Institudo de Computação - Ciência da Computação