Monitoração remota e avaliação dos exercícios do paciente com o inspirômetro
Resumo
A insuficiência cardíaca é o desfecho final de várias doenças que acometem o coração. Apesar dos avanços na terapia farmacológica e não farmacológica, sua prevalência aumenta a nível global e atualmente é considerada um problema de saúde pública mundial. O fisioterapeuta, emprega como um dos recursos terapêuticos os inspirômetros de incentivo, denominados também de incentivadores respiratórios. Estes recursos encorajam, por meio de um reforço visual, a melhora da inspiração máxima sustentada, que poderá melhorar a expansão torácica e a ventilação pulmonar. Porém, quando prescrito para uso domiciliar, necessita da adesão do paciente para se obter resultados satisfatórios com o tratamento. Existem poucas evidências de estratégias para melhorar a adesão as intervenções de exercício na reabilitação.
A ideia
Desenvolver uma solução que o paciente possa receber uma notificação através de um aplicativo instalado no smartphone e indicar a realização ou não do exercício. O aplicativo deverá armazenar a data, hora e tempo de uso do inspirômetro, e transmitir esses dados para um banco de dados para subsidiar um estudo estatístico e/ou uma intervenção.
Por que esse projeto é legal?
- Originalidade e relevância clínica.
- Contribuir para a inovação no tratamento não farmacológico da insuficiência cardíaca, podendo melhorar a capacidade funcional e qualidade de vida desses pacientes.
- O projeto envolve todas as etapas de concepção, projeto, implementação e implantação de um sistema de informação.
- Participação de equipes multidisciplinares em contato com diversas áreas de saúde.