• A classe Parallax

    É bem simples utilizar o Parallax, primeiramente devemos criar uma objeto de sua classe.

    Parallax p = new Parallax();
    Após isso serão adicionados os “backgrounds”.
    p.add(“fundo4.png”);
    p.add(“fundo3.png”);
    p.add(“fundo2.png”);
    p.add(“fundo.png”);
    
    Obs: Os primeiros “backgrounds” a serem inseridos serão as últimas camadas do plano.

    1 - Ajustando Velocidade

    Existem 3 métodos nesta classe encarregadas de ajustar a velocidade dos planos: setVelAllLayers, setVelAllLayersStandard e setVelLayer.

    setVelAllLayers(double velMainLayerX, double velMainLayerY)
    // Ajusta a velocidade de todos os layers a partir da layer principal.
    // Ele divide a velocidade dos layers seguintes por 2.
    
    setVelAllLayersStandard()
    // Ajusta a velocidades de todos os layers a partir do layer principal
    
    setVelLayer(double velX, double velY,ParallaxLayers bg)
    // Atribui velX e VelY no layer passado como parametro.
    

    2 - Outros métodos

    drawLayers()
    //Desenha todos os layers.
    
    repeatLayers(int windowWidth,int windowHeigth, boolean axisX)
    //Faz com que todo layer retorne a sua posição incial assim que for atingida sua posição final. Booleana axisX,
    //se true repete os layers no eixo X, caso false, no eixo Y.
    
    moveLayersStandardX(boolean left)
    // move todos os layers para a esquerda caso true, senão move-os para a direita.
    
    moveLayersStandardY(boolean up)
    //move todos os layers para a cima caso true, senão move-os para baixo.
    
    setMainLayer(ParallaxLayers layer)
    // configura o layer principal
    
    getMainLayer()
    // retorna o layer principal
    
    setVelMainLayer(double x,double y)
    //atribui a velocidade ao layer principal, velX e velY.
    
    setVelLayerX(double velX,ParallaxLayers bg )
    // configura a velocidade do layer no eixo X.
    
    setVelLayerY(double velY,ParallaxLayers bg )
    // configure a velocidade do layer no eixo Y
    
    public void setVelAllLayers()
    // Atribui o valor da velocidade para todos os layers.
    //Obs: Caso esse método seja usado, o método setVelMainLayer(double x,double y) deve ser chamado antes,  
    //senão todos os layers terão valor 0.
    

    UFF - Universidade Federal Fluminense - Institudo de Computação - Ciência da Computação