Instituto de Computação
Departamento de Ciência da Computação

Anselmo Montenegro

Professor Adjunto II
Universidade Federal Fluminense


  Visualização de ondas (cenas naturais) (grupo de 3 componentes)


     Objetivo: Investigar um método para visualização de ondas oceânicas e implementar
                      uma versão simplificada


     Referências:


          Real-Time Synthesis and Rendering of Ocean Water
          Jason L. Mitchell
          ATI Research Technical Report, April 2005

          Realistic, real-time rendering of ocean waves
          Yaohua Hu, Luiz Velho, Xin Tong, Baining Guo and Harry Shum
          Comp. Anim. Virtual Worlds 2006; 17: 59–67

          Interactive Animation of Ocean Waves
          Damien Hinsinger, Fabrice Neyret, Marie-Paule Cani
          iMAGIS-GRAVIR, joint research project of CNRS,INPG,INRIA,UJF

          A Simple Model of Ocean Waves
          Alain Fournier and William T. Reeves

          Modeling and Rendering Waves:Wave-Tracing Using Beta-Splines
          and Reflective and Refractive Texture Mapping
          PAULINE Y. TS’O and BRIAN A. BARSKY
          University of California, Berkeley

          Animation and Control of BreakingWaves
          Viorel Mihalef, Dimitris Metaxas, Mark Sussman
          CBIM Center, Dept. of Computer Science, Rutgers Univesity
          Dept. of Mathematics, Florida State University


  Técnicas de mapeamento (grupo de 2 componentes)


     Objetivo: Implementar uma técnica de mapeamento

     Sugestão: Depth sprites(segundo artigo das referências ou bump mapping em GPU

     Referências:

          A Practical and Robust Bump-mapping Technique for Today’s GPUs
          Mark J. Kilgard
          NVIDIA Corporation

          Layered Depth Images
          Jonathan Shade, Steven Gortler,Li-wei Hey and Richard Szeliski

          Per-Pixel Displacement Mapping with Distance Functions
          William Donnelly
          University of Waterloo
          GPU Gems 2 - Chapter 8


  Cinemática inversa (grupo de 3 componentes)


     Objetivo: Implementar um algoritmo básico de cinemática inversa

     Referências:

          Real-Time Inverse Kinematics Techniques for Anthropomorphic Limbs
          Deepak Tolani, Ambarish Goswami, and Norman I. Badler
          Graphical Models 62, 353–388 (2000)
          doi:10.1006/gmod.2000.0528, available online at http://www.idealibrary.com

          Triangulation: A new algorithm for Inverse Kinematics
          R. Müller-Cajar, R. Mukundan
          University of Canterbury, Dept. Computer Science & Software Engineering

          Inverse Kinematics Positioning Using Nonlinear Programming for Highly Articulated Figures
          JIANMIN ZHAO and NORMAN BADLER
          University of Pennsylvania

          A Fast Algorithm and System for the Inverse Kinematics of General Serial Manipulators
          Dinesh Manocha and Yunshan Zhu
          University of North Carolina - Chapel Hill

          Exemplo de código sobre cinemática inversa
          Curso sobre cinemática inversa


  Malhas e superfícies (grupo de 2 componentes)


     Objetivo: estudar e implementar um dos artigos sobre malhas na página do Prof. Hughes Hoppe