Professor Esteban Walter Gonzalez Clua
 
                         
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FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) [1993 – 1996]

Mestrado em Computação Gráfica pela Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio) [1998 – 1999]

Doutorado em Computação Gráfica / Processamentos Distribuídos, pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio) [2000 - 2004]

ÁREAS DE PESQUISA

- Interactive Storytelling
- Arquitetura de Game Engines
- Engines de Quarta geração
- High Dynamic Range Images
- Sistemas de Simulação e Visualização
- Sistemas de distribuição para Visualização e Simulação
- Video-based Rendering
- Image-based Rendering
- Cenários Virtuais
- Educação e Games
- General Pourpouse GPUs (GPGPUs)
- Convergência de Mídias
- Realidade Virtual
- Virtual Reality
- Novas tecnologias de projeção 3D e Holografia
- Uso de Games na Educação em Ciência da Computação


EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS

Gerente de Pesquisas do VisionLab / ICAD - Igames, Departamento de Informática da PUC-Rio (2004 a 2006)

Coordenador do curso de Desenvolvimento e Design de Games da PUC-Rio (2003 a 2005)

Professor horista do Departamento de Informática da PUC-Rio (atualmente) (disciplinas: 2001.1 – Estrutura de Dados (Departamento de Informática da PUC-Rio), 2004.2 – Introdução a Ciência da Computação - Departamento de Informática da PUC-Rio, 2005.1 - Introdução a Ciência da Computação - Departamento de Informática da PUC-Rio, 2005.2 - Introdução a Ciência da Computação - Departamento de Informática da PUC-Rio, 2005.2 – Game Design (PUC-Rio, Departmentop de Artes), 2006.1 Introdução a Ciência da Computação - Departamento de Informática da PUC-Rio, 2006.1 – Introdução a Engenharia Departamento de Informática da PUC-Rio (2 turmas), 2006.1 – Programação Avançada em Flash (curso de especialização em web-design da PUC-Rio)

Professor visitante da Universidade Austral, Buenos Aires (2006)

Professor Adjunto Dedicação Exclusiva do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense [atualmente]. Disciplinas lecionadas em 2006: Engenharia de Software I, Introdução a Programação.

Participação Ativa em Congressos e Conferências

Membro da Comissão de Programa do Computer Graphics International, Junho de 2007.

Membro da Comissão de Programa para Concurso de Teses e Dissertações da SBC 2007, junho de 2007.

Chair de Video Festival do Sibgrapi 2007.

Convidado Internacional do II microsoft Academic Game Days, Bahamas, Fevereiro de 2007.

Membro da comissão de Programa e do conselho diretivo do III SBGames, Recife – PE, novembro de 2006

Membro da comissão de Programa do Information Visualization, julho de 2006, Manchester – UK

Membro da comissão de programa da ACM Siggraph06, educational track, Agosto de 2006, Boston – USA

Chair do comitê de Programa do I Workshop de TV Digital e Interativa, da SBC, 12 de outubro de 2005, Natal – RS.

Chair de tutoriais do II SBGames, novembro de 2005, São Paulo – SP.

Chair do workshop de Educação Interativa do Simpósio Brasileiro de Educação (SBIE) da SBC, Novembro de 2005, Juiz de Fora – MG.

Membro do comitê de Programa de Posters do XVIII Sibgrapi, Outubro de 2005, Natal – RN.

Membro do comitê de Programa do concurso de Teses e Dissertações do XXV Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, São Leopoldo, Julho de 2005.

Chair do comitê de Programa do I SBGames, outubro de 2004, Curitiba – PR (foi co-chair, juntamente com a professora Soraia Roupp – Unisinos)

Chair geral do II WJOGOS / SBC, outubro de 2003, Salvador – BA (foi co-chair, juntamente com o professor Marcelo Dreux – PUC-Rio)

Chair de Posters do I WJOGOS / SBC, outubro de 2002, Fortaleza – CE.

EXPERIÊNCIAS DE MERCADO

Pesquisador do LAboratório de Sistemas Integrados da POLI-USP [1995 – 1996]

Diretor de negócios da empresa junior do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) [1993 – 1994].

Diretor Técnico da Fusion Computer Graphics (empresa brasileira extinta) [1995 – 1996]

Treinamentos para a AVID|Softimage pela Crosspoint [1997 – 2000]

Treinamentos em Computação Gráfica e Efeitos Especiais para a Rede Manchete de Televisão (1997)

Coordenador geral do GraphLab – grupo de pesquisas virtual em computação gráfica (1999 – 2000)

Autor de diversos artigos para a Digital Designer Magazine

CEO do game experimental "METALmorphosis", desenvolvido pela Puc - Rio com a Paralelo Computação.

Diretor geral da Criação do filme 3D do Metrô Rio-Niterói

Membro do conselho director da ABRAGAMES (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games)

Gerente de Pesquisas do VisionLab – PUC-Rio (2003 – 2006)


ALGUMAS PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E MINI-CURSOS PROFERIDOS

Mini curso: O estado da arte da Computação Gráfica 3D – Softimage|XSI, UNICAMP - Sibgrapi’99, Campinas – SP, outubro de 1999.

Palestra: “A História da Computação Gráfica” – II Simpósio de Computação Gráfica Científica e Aplicada – Centro Universitário da Tijuca – maio de 2000.

Palestra: “Modelagem de Elementos da Natureza utilizando funções procedurais” – IMPA – 8 de novembro de 2000.

Palestra: “Modelagem de Cenários 3D baseado em sprites” – IMPA – setembro de 2001.

Tutorial: “Desenvolvimento de Jogos 3D” – SIBGRAPI’01, Florianópolis, Outubro de 2001

Palestra: “Conceitos e Elementos envolvidos em Jogos 3D” – UFRJ – agosto de 2002.

Palestra: “Game Business” – IBMEC – Rio de Janeiro, Novembro de 2002

Palestra: “Algoritmos de Culling Hierárquico e BSP para Games 3D” – Depto. de Informática – Puc – Rio - Outubro de 2002

Palestra: “Algoritmos de Image based rendering para Games 3D” - Depto. de Informática – Puc – Rio - Novembro de 2002

Mesa Redonda: "Violência e Educação dos Jogos Eletrônicos" - I Congresso Internacional de Jogos Eletrônicos - Gamenet – Curitiba, Novembro de 2002.

Palestra: "Direct X 9.0 para Games 3D" - Abrindo o Jogo - Campinas , Outubro de 2003.

Mesa Redonda: Direct X / OpenGL - Abrindo o Jogo - Campinas, Outubro de 2003.

Palestra: Etapas no Desenvolvimento de Jogos - Semana da Informática - UCP, Petrópolis. Outubro de 2003.
Mesa Redonda de Redes temáticas de Games do Brasil. Puc - Rio, Novembro de 2003.

Palestra: Real-Time Rendering Technologies – IN2GAMES - Gamenet, Curitiba, Novembro de 2003.

Palestra: Implementando jogos com ferramentas Open Source – IV Linux Fest – Petrópolis, Abril de 2004.

Palestra: Programação e Design de Jogos – Semana da Informática da Universidade Granberry – Juiz de Fora, Maio de 2004.

Palestra: Arquitetura de Engines 3D – II Encontro de Design de jogos Anhembi-Morumbi – Faculdade Anhembi – Morumbi – São Paulo, Junho de 2004.

Palestra: Como Desenvolver um jogo 3D – I CDG (Conferência de Desenvolvedores de Games) – Hotel Sheraton Rio, Julho de 2004.

Palestra: Ferramentas necessárias para criar um game 3D – GameTech – Unicamp, Campinas – SP, agosto de 2004.

Palestra: Engenharia de software de um game 3D – Instituto de Computação da UNICAMP, Campinas – SP, agosto de 2004.

Palestra: Como começar a fazer um Game – Semana da Informática do Instituto de Educação – Juiz de Fora - MG, setembro de 2004.

Palestra: Desenvolvimento de Games na Ciência da Computação – ENCOINFO 2004, Palmas – TO, outubro de 2004.

Palestra: Games: Desenvolvimento e oportunidades – SEPAI 2004, Belém – PA, outubro de 2004.

Palestra: Desenvolvimento de Jogos 3D – Semana da Eletrônica – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, setembro de 2004.

Mini-curso “Desenvolvimento de um jogos 3D usando um engine comercial”, NCE – UFRJ, setembro de 2004.

Palestra: Desenvolvimento de Jogos 3D – Semana da Informática da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) – Assis, SP, setembro de 2004.

Mini-curso: Desenvolvimento de Jogos Educativos – XV Simpósio de Informática na Educação, Manaus – AM, outubro de 2004.

Mesa Redonda: Games and Culture – Encontro Nacional de Cybercultura, São Paulo - SP, janeiro de 2005.

Palestra: How do I start to make games? Federal University of Campo Grande – MS, april 2005.

Palestra: Visualização e Simulação: áreas estratégicas para o país. Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), São José dos Campos, SP, maio de 2005.

Palestra: Game Engines Arquitectures. Encontro Paranese de Informática, Belém – PA, junho de 2005.

Palestra: Ferramentas para desenvolvimento de Games, II Conferência de Desenvolvedores de Games, Rio, junho de 2005.

Palestra: Mercado de Games no Brasil, II Conferência de Desenvolvedores de Games, Rio, junho de 2005.

Jornada de Atualização da SBC: Games, do começo ao fim, Jornada de Atualização do congresso da Sociedade Brasileira da Computação, Porto Alegre, julho de 2006.

Palestra: Mercado de Mobile Games no Brasil, International Business Comunication, Rio, agosto de 2005.

Palestra: Como empezar a hacer video-juegos. Encuentro de Desarrollo de Video Games de Argentina, Buenos Aires, setembro de 2005.

Palestra: Mercado Brasileiro de Games. Encuentro de Desarrollo de Video Games de Argentina, Buenos Aires, setembro de 2005.

Palestra: Aprendendo a fazer Games. SEPAI, Belém - PA, setembro de 2005.

Palestra: Games e Educação. Encontro de Informática e Educação, Cáceres - MT, setembro de 2005.

Palestra: Ferramentas para fazer games. ULBRA/Manaus - AM, setembro de 2005.

Palestra: Desenvolvendo Games educativos, Encontro Nacional de Jogos e Educação, Salvador - BA, outubro de 2005.

Palestra: Desenvolvimento de engines 3D. Encontro de Informática da Universidade de Viçosa-MG, setembro de 2005.

Palestra: Ciência da Computação e Desenvolvimento de Games. INGAMES, Unisinos – São Leopoldo – RS, outubro de 2005.

Mini-Curso: A engenharia de Software dos Games. Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software da SBC (SBES), Uberlêndia – MG, novembro de 2005.

Mesa redonda: Games e Educação, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Juiz de Fora – MG, novembro de 2005.

Palestra: Desenvolvimento de Games 3D, Semana da Informática do Macapá, Macapá – AP, novembro de 2005.
Mesa redonda: Mercado de Games da América Latina. SBGames 2005, São Paulo – SP.

Mesa redonda: Games e Educação, SBGames 2005, São Paulo – SP.

Palestra: Teaching Computer Science with Games, Royal Caribean Cruise, Microsoft Academic Days, Cozumel – México, Janeiro, 2006.

Palestra: Moço, me ensina a fazer um game? III Conferência de Desenvolvedores de Games, Sofitel, Rio de Janeiro, março de 2006.

Palestra: Mercado e oportunidades na indústria do entretenimento. Imagine Cup regional do Rio de Janeiro, março de 2006.

Palestra: Desenvolvimento de games 3D. Encontro de Informática da FAMINAS, Muriaé- MG, abril de 2006.

Mini-Curso: “Desenvolvendo um game do começo ao fim”, Semana da Eletrônica, UFRJ, Abril de 2006.

Palestra: “Como fazer um Game 3D”, Semana da Informática de Teresópolis, FESO, maio de 2006.

Mini-curso: “Desenvolvimento de Games”, Encontro de Informática da Universidade Federal de Alagoas, junho de 2006.

Mini-curso: Visualização, Simulação e Games, Congresso da Sociedade Brasileira da Comptuação, Jornada de Atualização. Campo Grande, MS, 17 de julho de 2006.

Palestra: TV Digital e Educação, II Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Salvador, Bahia, 11 de setembro.

Palestra: Desenvolvimento de Games 3D. Palestrante convidado, PUC-Minas, Belo Horizonte, 29 de setembro de 2006.

Palestra: Visualização, Simulação e Games. Palestrante convidado. LNCC, Petrópolis – RJ, outubro de 2006.

Palestra: Visualização, Simulação e Games. Semana da informática, Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, São Carlos, 3 de outubro de 2006.

Palestra: Área de fronteira na Pesquisa de Entretenimento Digital. Semana de jogos Eletronicos, PUC-Minas, Belo Horizonte, outubro de 2006.

Moderador da mesa redonda “Novas Fronteiras para a Multidiciplanieridade dos jogos educativios”, SBGames 2006, Recife – PE, Novembro de 2006 (participantes da mesa: Lynn Alves (UNEB), André Battaiola (UFPR), Jaques Brancher (URI), Rudimar Lemos (UNIPLI), Filomenta Moita (UEPB), João Bittencourt (UNISINOS) )

Palestra: Desenvolvimento de Game Engines, CEFET – Teresina, novembro de 2006.

Palestra: Fronteiras no Desenvolvimento de Entretenimento – UCP - Petrópolis.

Palestra: Brazilian State of the Art in Digital Media – Liverpool – UK. Março de 2007.


ALGUMAS ENTREVISTAS NA TV, RÁDIO E JORNAL

[11/11/2006] GNT – A nova geração dos Games (entrevista de 5 minutos - TV)

[13/11/2006] FOLHA DE PERNAMBUCO – Ensinando a programar com os Games (entrevista de uma coluna) – jornal impresso

[28/05/2005] JORNAL NACIONAL – Videogame é coisa muito séria (1 bloco de 20 segundos) – TV

[13/04/2004] GNT – Os Games e o Design (entrevista de 20 minutos) – TV

[15/07/2005] MULTIRIO – Dá para ganhar dinheiro fazendo games? (entrevista de 5 minutos) – TV

[11/03/2005] JORNAL DA SBT – TV Digital, entretenimento do Futuro (entrevista de 2 minutos) – TV

[05/05/2005] RÁDIO CBN – Mercado de Games no Brasil (entrevista de 10 minutos) – rádio-difusão

[15/09/2004] FOLHA DE SÃO PAULO – Universidades Ensinam como produzir Jogos (depoimento de um parágrafo) – impresso

[14/05/2003] FOLHA DE SÃO PAULO – Jogador é adulto e sociável, diz pesquisa (entrevista de uma coluna) – impresso

[30/06/2004] O DIA – Desenvolvimento de jogos em alta (depoimento de um parágrafo) – impresso

[01/10/2003] A TARDE – Brasil sabe fazer jogos muito bem (entrevista de uma página) – impresso

[03/02/2003] O GLOBO – Fã de Jogos, que tal aprender a fazê-los? (depoimento de dois parágrafos) – impresso

[10/11/2003] O GLOBO – Game: da Gávea para a Europa (depoimento de meia coluna) – impresso

[13/05/2004] GAZETA MERCANTIL – Fazendo negócio com games (entrevista de ¼ de página) – impresso

[12/09/2005] O GLOBO – Experimentar, Interferir, Ousar, Imaginar (entrevista de ¼ de página) – Impresso

[Março/2005] EGM BRASIL – Engines 3D para Criar Games (matéria de 8 páginas) – impresso

[08/03/2006] Revista TI – O Game e o executivo (depoimento de um parágrafo) – on-line

[01/07/2004] O DIA On-Line – Dicas para os futuros desenvolvedores de Games (entrevista de meia página) – on-line