Sobre Niterói
Niterói é um dos maiores centros histórico-culturais do Brasil, pois tem sua cultura caracterizada por vilas de pescadores (Jurujuba), fortalezas, museus e monumentos futuristas, como o Museu de Arte Contemporânea, o símbolo do município. A cidade é conhecida basicamente pelos seus centros culturais e históricos e pelas sua praias oceânicas. Entre suas atrações mais visitadas, estão a Praia de Icaraí, principal bairro de Niterói, com as pedras de Itapuca e do índio; o Caminho Niemeyer e o Complexo dos Fortes de Niterói.
Niterói é a segunda cidade do mundo, superada apenas por Brasília, com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em terrenos à beira-mar, foi erguido um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói formam, ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Composto por sete equipamentos urbanos, o Caminho abriga o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e o Teatro Popular de Niterói. Ele continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras de Cinema até chegar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Além disto, a cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Estado do Rio de Janeiro. Niterói vem registrando um alto índice de investimentos, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a cidade do Rio de Janeiro, e pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos e na Bacia de Campos. Niterói possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do País.