Logo IC/UFF Leonardo Gresta Paulino Murta
Associate Professor, IC/UFF
D.Sc., COPPE/UFRJ, 2006
M.Sc., COPPE/UFRJ, 2002
B.Sc., IC/UFRJ, 1999
Picture

Menu:

Engenharia de Software I

Logística

Disciplina: TCC00292 - Engenharia de Software I
Data: terças e quintas, de 9:00 às 11:00 (veja o cronograma no final desta página).
Sala: Google Meet informado no Google Classroom.

Todos os alunos devem estar inscritos na nossa sala de aula virtual do Google Classroom. Caso você não esteja inscrito, entre em contato comigo.

Ementa

Dinâmica do curso

A dinâmica adotada para este curso é conhecida como Aula Invertida, onde os alunos assistem a aulas assíncronas (i.e., gravadas), no horário que for mais conveniente para eles, e as aulas síncronas (i.e., ao vivo) ocorrem com o objetivo de tirar dúvidas. Essa dinâmica está alinhada com a recomendação da Resolução 197/2020, Art. 10, § 6º, de ter de 30% a 50% de atividades síncronas e as demais assíncronas.

As aulas assíncronas serão disponibilizadas em vídeo no Google Classroom. Os alunos devem assistir as aulas segundo o cronograma apresentado no final desta página e fazer os exercícios propostos no final de cada aula.

Além das aulas assíncronas, reservamos as quinta-feiras, das 9h às 11h, para aulas síncronas, visando tirar dúvidas dos alunos. Essas aulas síncronas serão via Google Meet informado no Google Classroom. É importante que os alunos assistam a aula da semana e façam os exercícios propostos nos slides antes da aula síncrona daquela semana, já que o propósito dessas aulas síncronas é tirar dúvidas. Além disso, os alunos que preferirem podem ainda postar as suas dúvidas no Google Classroom para serem respondidas assincronamente.

Gravação

As aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos (Art. 10, § 4º, da resolução 197/2020), visando permitir que quem não pôde assistir de forma síncrona tenha acesso ao que foi apresentado e discutido. Além disso, esse material pode ser utilizado pelos demais alunos durante seus estudos durante o curso. Caso algum aluno não queria que sua imagem ou voz seja gravada, mantenha a câmera desligada e opte pelo uso do chat ao invés do microfone. Essas gravações não podem ser disponibilizadas fora do escopo desse curso sem que haja autorização de todas as partes envolvidas (Art. 56 da resolução 197/2020).

Avaliação

Adotaremos avaliação continuada do aprendizado, composta por testes individuais semanais assíncronos e trabalho em grupo. Os testes individuais semanais assíncronos começarão a ser aplicados um mês após o início do semestre letivo (Art. 17 da resolução 197/2020) e contarão com um prazo de 48 horas para realização (Art. 34, item II, da resolução 197/2020). É muito importante que os alunos sejam honestos para responder utilizando somente os seus conhecimentos, sem consultar informações externas ou outras pessoas. Para todos esses tipos de avaliação podem ser utilizados mecanismos de detecção de plágio, tanto entre as respostas dos alunos quanto em relação a Internet.

Como as avaliações são assíncronas, não será oferecida avaliação de segunda chamada (Art. 34, item VI, § 1º, da resolução 197/2020). Como as avaliações são continuadas, não será oferecida verificação suplementar (Art. 99, § 2º, do Regulamento dos Cursos de Graduação).

A nota final dos alunos será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Nota Final = (3 x Testes + 2 x Trabalho) / 5

Onde Testes é a média aritmética simples das notas obtidas em cada um dos testes individuais semanais assíncronos e Trabalho é a a média aritmética simples das notas obtidas em cada uma das apresentações do trabalho (ver seção Trabalho).

Será aprovado se obtiver Nota Final maior ou igual a 6.

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso.

Cada grupo deve, também preferencialmente na primeira semana de aula, escolher um sistema para ser o tema do seu trabalho. Esse sistema pode ser o Projeto de Aplicação de algum membro do grupo, algum sistema legado do estágio de um dos membros do grupo, algum sistema existente na internet, ou qualquer outro sistema que não tenha documentação de análise e projeto acessível aos membros do grupo. A escolha deve ser apresentada ao professor para aprovação.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de análise e projeto para esse sistema.

Foram reservados três momentos para apresentações de 15 a 20 minutos por grupo. O grupo deve entregar no Google Classroom um vídeo contendo a apresentação, assim como toda a documentação produzida até então. A primeira apresentação deve conter a descrição do escopo do sistema e apresentar os seus requisitos e seus diagramas e descrições de casos de uso. A segunda apresentação deve conter os diagramas de classe no nível de análise e projeto. A terceira apresentação deve conter diagramas de transição de estados, atividades e sequência. Além disso, nessa última apresentação também é esperado um detalhamento das dificuldades encontradas e decisões tomadas. Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Apoio

Estagiário de docência: Henrique do Prado Linhares (estudante de doutorado).
Monitor: Jackson Candido de Lima (estudante de graduação).
Local: Google Classroom.

Ferramentas

Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Desta forma, é esperada a utilização de papel durante os exercícios, apesar de não ser proibida a utilização de ferramentas CASE caso o aluno prefira. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.

Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_UML_tools). Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e seqüência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:

Cronograma

Data Atividade
02/02/2021 Aula assíncrona - Apresentação da Disciplina (slides)
04/02/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
09/02/2021 Aula assíncrona - Introdução à ES (slides)
11/02/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
16/02/2021 Sem aula (carnaval)
18/02/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
23/02/2021 Aula assíncrona - Revisão de Orientação a Objetos (slides) e Modelagem de Software (slides)
25/02/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
02/03/2021 Aula assíncrona - Princípios de Engenharia de Requisitos (slides)
04/03/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
09/03/2021 Aula assíncrona - Casos de Uso (slides)
11/03/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
16/03/2021 Apresentações de trabalhos
18/03/2021 Apresentações de trabalhos
23/03/2021 Aula assíncrona - Diagrama de Classes (slides)
25/03/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
30/03/2021 Aula assíncrona - Diagrama de Transição de Estados (slides)
01/04/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
06/04/2021 Apresentações de trabalhos
08/04/2021 Apresentações de trabalhos
13/04/2021 Aula assíncrona - Diagrama de Atividades (slides)
15/04/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
20/04/2021 Aula assíncrona - Diagrama de Sequência (slides)
22/04/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
27/04/2021 Aula assíncrona - Outros Diagramas (slides)
29/04/2021 Aula síncrona de dúvidas (9h às 11h)
04/05/2021 Apresentações de trabalhos
06/05/2021 Apresentações de trabalhos