Computação Gráfica - TCC 00.291

Aula 1 - Aula 2 - Aula 3 e 4-

Aula 5 - Aula 6 e 7 - Aula 8-

Avisos:

Texto do Primeiro Trabalho Pratico de implementacao de 2017 / 2 !


Atenção !

Nao havera aulas de 11 a 22 de setembro !


[Tópicos do Curso] [Grupos de Pesquisa] [Referências Bibliográficas] [Trabalhos] [Ferramentas]


Últimas ocorrências : 95/1 - 96/1 - 97/1 - 98/1 - 99/1 - 2000/1 - 2001/1 - 2002/1 - 2003/1 - 2004/1 - 2014/2 - 2015/1 - 2016/2 - 2017/2

Última atualização: 4/09/2017


HORÁRIO:

Tercas e quintas das 7 às 9 horas - sala 204 - Bloco do IC


2016/2 - Codigo:TCC00179

Confira suas notas no curso:Trab 1 , Trab 2, Trab 3 e a Nota Final

A VS (oral) sera dia 23/01/2017 as 13 horas na sala 557

Para alunos com mais de 75% de presença nas aulas

Aulas 2016-2

- Aula 1 -

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Aula 16 -

Aplicativo gratuito que gera mundos fractais: voce vai gostar!

Exemplos de "serius games" feitos por aluno da UFF usando CG :

Opções da Interface (para hapticos) em treinamento medico.

Inserção da Agulha - injecoes:.

Propriedades dos Tecidos do corpo humano: .

Detalhamento das Forças e Pressão do liquido a ser inserido:

Rastreamento dos Movimentos do Aplicador:

Angulação da agulha:

Uso da Seringa e Desafios do treinamento:

Qual o geno do corpo humano?

segue o link do vídeo feito pelo Breno:

http://youtu.be/QkcryL4f6hE


Programa detalhado do curso:

(clique em cada um dos itens sublinhados abaixo para ver o que alunos dizem sobre o que aprenderam nas aulas relativas a estes itens no curso)


  1. Processamento, análise , síntese de imagens e visão de máquina . Hardware para CG e CV.Dispositivos de entrada , saida e iterativos.Comp. Graf. distribuida, em paralelo e na WWW.

  2. Primitivas Gráficas.Formas de tratar as imagens: Vector x Raster. (bitmaps). Clipping. Aliasing-Antialising. Classificação e Aplicações. Hierarquia. Projeto de Dialogo e Interação com o usuario.

  3. Armazenamento de Imagens. Formato Matricial x Vetorial. Resolução espacial e profundidade de cores. Sistemas de cores aditivas (videos) : RGB, HSV, HLS, YIQ , XYZ, CIE-Lab e Oponentes. Sistema de cores subtrativas (em impressoras e objetos que refletem luz): CMY, CMYK . Transformacoes entre Espacos de Cores. Sistemas usados na industria : PANTONE, MUNSELL, SCOTICK. Sistema de cores usados na transmissao de TV. O sistema visual humano. Porque para o ser humano cores tem 3 elementos. Como percebemos cores . Teorias da percepção de cores. Aula de cores

  4. Curvas. Interpolação de curvas por Lagrange e Mininos Quadrados. Gerações de curvas por: Hermite, Bezier e Splines. Superficies (representação analitica). Slides Capitulo 3 livro texto

  5. Solidos. Estruturas de Armazenamento. Modelagem de Solidos. Representacao por: Faces poligonais; CSG (demo:IMPA); Operações Boolenas Regularizadas e Sólidos regularizados. Sweep: deslizamento,rotação, generalizada (demo:RS). Tesseletion/tiling. Solidos Realizaveis. Equacao de Euler-Poincare. Modelagens Avançadas: Fractal: L-systems. Modelagem por Sistemas de Particulas, Flocks e Boids. Exercicios para ultima prova

  6. Transformações bidimensionais - 2D e tridimensionais - 3D . Mudança de escalas, rotaçoes e translaçoes. Projeçoes e Perspectivas. Combinação de Transformações. Coordenadas homogeneas. Detalhes a lembrar sobre transformacoes em CG. Rotação de Euler em torno de um eixo e ponto genérico. Pontos de Fuga. Problemas com rotações em 3D e como resolve-los: quaternios. Aula 3,4 e 5(2014). Exercicios

  7. Warping e Morphing.Animações: Inbetween. DK- Direct Kinematics e IK- Inverse kinematics. Synthetic actor. Motion Capture. Animação Facial.Grupos de Pesquisa e ferramentas para programação.

  8. ( Slides do Capitulo 7 livro texto ) Camera virtual, pipeline visualizacao. Eliminação de faces escondidas. Hidden Lines e Surfaces.Z-Buffer. Rasterização. Realismo Visual.Modelos de Iluminação: modelos simplificados de CG (Phong), modelos com bases fisicas. BRDF(Funcoes Bidirecionais de Distribuicao de Reflectancia): modelos de He-Torrance(1991)- Westin-Torrance(1992)-Tecnicas de representação. Ray-Tracing . Radiosidade . Texturas: MipMap, bump map, solid textures, light map, environment map, outras. Efeito de Reflexao. Hiper-Realisno .
  9. Seminarios e Reconstrução a partir de imagens de tomografica Bibliotecas, Tools, Engines: Python, DirectX, Java 3D, VRML, XML, X3D, OpenGL : Bibliotecas e demos. Site do Blender, Site brasileiro de Blender com fórum , Baixar modelos . Apostila de Blender Inicial.


Espaço de Cores RGB/CMY:
Girando em torno do eixo de cinzas:BW
Repartindo-se em torno do eixo BW
Repare a variação de tons de cinza
Dividindo-se em planos paralelos aos limites
Repare a variação de tons


[Tópicos do Curso] [Referências Bibliográficas] [Trabalhos]

Referências Bibliográficas:

  • E. Azevedo, A. Conci, Computação Gráfica: teoria e prática, Campus ; 2003 - Rio de Janeiro, 384 pág. Cód C212523 . ISBN 85-352-1252-3. adotado no curso!!!
  • Alan H. Watt, Fabio Policarpo - The Computer Image , Addison-Wesley Pub Co (Net); 1998- ISBN: 0201422980 , referencia na biblioteca do CTC: 006.6 W344 :AMAZON - adotado no curso!!!
  • Alan H. Watt, Fabio Policarpo - 3D Games - Real-time Rendering and Software Techonology, Addison-Wesley Pub Co (Net); 2001- ISBN: 0201 -61921-0, :AMAZON - indicado para o curso cap 1 a 12
  • J.D.Foley,A.van Dam,S.K.Feiner,J.F.Hughes. Computer Graphics- Principles and Practice, Addison-Wesley,1990.ISBN:0-201-12110-7 BCTC/UFF
  • Vera B. Anand, Computer Graphics and Geometric Modeling, John-Wiley,1993. BCTC/UFF - 006.6 A533 1993
  • Conway, John; Smith, Derek A.. (2003), On Quaternions and Octonions: Their Geometry, Arithmetic, and Symmetry, A. K. Peters, Ltd
  • Edward Angel, Interactive Computer Graphics- A Top-Down Approach with OpenGL, Third Edition, Addison Wesley, Boston, 2003 - ISBN 0-201-77343-0
  • G. Farin, D. Hansford, The Geometric Toll Box for Graphics and Modeling, A.K. Peters,1998. ISBN 1-56881-074-1, BCTC/UFF - 006.6 F225 1998
  • G. Farin, Curves and Surfaces for CAGD a Practical Guide, Academic Press, 1997. ISBN 0-12- 249054-1, BCTC/UFF - 006.6 F225 1997
  • C.M. Hoffmann. Geometric and Solid Modeling: an introduction, MorganKaufmann,1989. ISBN 1-55860-067-1, BCTC/UFF - 006.6 H711 1989
  • Allan Watt - 3D Computer Graphics - Addison-Wesley Pub Co; ISBN: 0201398559 - 3rd edition, 2000.
  • R.A. Earnshaw and N. Wiseman - An Introduction Guide to Scientific Visualization, Springer Verlag, Berlin, 1992
  • John Corrigan - Computer Graphics- Secrets &Solutions, Sybex, 1994
  • E. Tufte - Envisioning Information, Connecticut, Cheschire, 1990
  • R. Balakrishnan, A textbook of Graph Theory, Universitext, ISBN 0-387-98859-9, 1999, US$ 60,00
  • V.F. Kolchin, Random Graph, Cambridgr Press, 1998, ISBN 0-521-44081-5, US$ 80,00
  • N.M. Thalmann and D. Thalmann, Computer Animation, theory and practice,Springer Verlag,1990,2nd Ed.ISBN 4-431-70051, BCTC/UFF 006.6 96 T 365 1990
  • Allan Watt and Mark Watt, Advanced Animation and Rendering Techniques: Theory and Practice- Addison-Wesley Pub Co; BCTC/UFF - 006.6 W 344 C 1992- ISBN: 0-201-54412-1(1994).
  • Marc Berger , Computer Graphics with Pascal - Benjamin Cumming Pub. Co.; BCTC/UFF - 005.133 B496 C 1986- ISBN: 0-8053-0790-7.
  • Oliver Faugeras , Three-Dimension Computer Vision - MIT Press; BCTC/UFF - 006.37 F259 1993- ISBN: 0-262-06158-9.
  • Szymon Rusinkiewicz, "A Survey of BRDF Representation for Computer Graphics", 1997 - Modelos de Iluminação paper. com bases fisicas e banco de BRDF
  • renderizador: http://toxicengine.sourceforge.net/ - para iluminação global ..
  • Radiosidade:
    1. http://www.flipcode.com/tutorials/tut_rad.shtml
    2. Part II : http://www.flipcode.com/tutorials/tut_rad02.shtml
  • games:OpenGl do Luis Valente - site: http://www.ic.uff.br/~lvalente


      • Bib. Auxiliar e Ferramentas para Construir seus Programas: